- Ano: 2015
-
Fotografias:Clapper Production
Descrição enviada pela equipe de projeto. A aldeia de Dabao está situada remotamente dentro da serra da província de Guangxi, na China. O assentamento abriga cerca de 110 famílias de um grupo de minoria étnicas chamado de "Yaos". O grupo tem seu próprio dialeto e cultura, seus integrantes são identificados por seus trajes coloridos.
O projeto Dabao tem como objetivo proporcionar aos Yaos uma nova escola primária e um centro cultural. Os aldeões de Dabao foram convidados a participar ativamente no planejamento e construção, até a finalização do projeto.
O edifício da escola está situado dentro dos arrozais nas montanhas de Dabao. O projeto está projetado para integrar o edifício harmoniosamente com a paisagem circundante. Manter um equilíbrio entre o edifício e o entorno é uma consideração primordial para o desenho arquitetônico.
O conceito do projeto é estruturado em torno do uso de camadas de paredes para abordar os desafios originados pela topografia acidentada do terreno. Uma longa fachada de bambu no limite sul atua como uma barreira protetora da rodovia e regula a transmissão de ruído. O uso inteligente de diferentes diâmetros e longitudes de tubos de bambu responde adequadamente aos diferentes requisitos de luz dos ambientes segundo suas respectivas funções.
O nível principal do edifício inclui duas salas de aulas, cada uma para 30 estudantes, uma biblioteca, uma sala de professores, uma cozinha e um depósito. Uma área de jogos ao ar livre com uma quadra de basquete encontra-se no segundo nível, enquanto a cobertura do edifício é acessível para que as crianças possam brincar e para que os aldeões possam descansar e desfrutar da paisagem panorâmica. Além de funcionar como uma escola primária, o centro também funciona como um espaço cultural para eventos, festivais e várias celebrações dos Yaos.